Coudelaria Verde Prado


Coudelaria Verde Prado

História da criação

Localizada na estância climática paulista de Monte Alegre do Sul e muito próxima à divisa com o sul de Minas Gerais, a Coudelaria Verde Prado foi fundada em 1998 e é fruto da imensa admiração de seu titular, Fernando J. Prado Ferreira, pelas tradições e cultura lusitana. 

O projeto inicialmente tinha como objetivo promover a criação das linhagens reconhecidas de cavalos Puro Sangue Lusitano e Sorraia (raça primitiva portuguesa), mas, com o passar do tempo e com o aprofundamento das pesquisas e da redescoberta de linhagens até então esquecidas, foram sendo ampliados os horizontes e as possibilidades deste projeto de preservação do patrimônio genético luso-brasileiro.

Primeiras aquisições

Para dar início à montagem do plantel da Coudelaria Verde Prado, foram escolhidas matrizes das principais linhagens do cavalo lusitano no Brasil: Top, do criador Tonico Pereira e Interagro, do criador Paulo Gonzaga. Assim vieram Nelia do Top e Quitadora Interagro, duas representantes das melhores tradições do PSL, conjugando em seus pedigrees as linhagens básicas da raça: Veiga, Coudelaria Nacional (CN) e Andrade.


As linhagens Andrade, Veiga e CN traziam à raça aspectos distintos e complementares que faziam do PSL um cavalo realmente diferenciado, com incrível adaptação para o trabalho de sela e toureio. 

Especialmente o ramo "Andrade" trazia em seu DNA cavalos de sela, de grande força e porte grande. Eram cavalos usados tanto para esporte quanto para touradas. 

“… são cavalos fortes, curtos, valentes com os touros, ardentes se provocados e calmos se não excitados, velozes na corrida e rápidos nas voltas e de bom passo, finos à espora, submissos de boa boca, infindáveis, resistentes a tudo…”

Já a linhagem Veiga era composto por cavalos de estatura menor, mas extremamente típicos e com uma cabeça convexa muito marcante, que veio a ser conhecida como “cabeça aveigada”, que desempenhou papel de relevância na história da raça.

E, finalmente, a linhagem advinda da Coudelaria Nacional era composta por cavalos também de grande porte, mas geralmente mais longos do que os Andrade, mas que, igualmente eram extremamente funcionais, sendo amplamente utilizados para esporte de sela como também para atrelagem.


Desenvolvimento e expansão

A partir de uma base sólida, o desenvolvimento da criação e aplicação dos conceitos desenvolvidos pelos grandes criadores, a Coudelaria Verde Prado deu sequência aos seus primeiros anos de atividade, com resultados animadores e positivos.

Com diversos produtos premiados tanto nas Nacionais de morfologia quanto em provas de trabalho, velocidade e adestramento, a Coudelaria Verde Prado iniciou a introdução de novas linhagens a seu programa de desenvolvimento genético, procurando sempre privilegiar as características básicas da raça Puro-Sangue Lusitano.

A evolução do mercado mundial

Segundo estudos desenvolvidos pela Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano, em 1980 haviam 500 éguas reprodutoras em atividade e cerca de 60 criadores, especialmente no Alentejo e Vale do Tejo. Já em 2010, passamos a ter mais de 5.000 éguas em reprodução, cerca de 1000 criadores espalhado por 32 países, trazendo ao mundo do PSL toda a complexidade de uma raça com reconhecimento internacional.

A Coudelaria Verde Prado, sintonizada com essa expansão da presença da diversidade na criação do PSL, passou a acompanhar o crescimento da presença do PSL em todos os esportes equestres, e a própria evolução das práticas esportivas, observando a criação de novas modalidades e introdução de novos planos de criação. Diante deste processo, foi natural a percepção de que apesar de todas as qualidades inerentes ao PSL tradicional, havia uma demanda maior por cavalos que fossem ainda mais aptos ao esporte, quer por seu temperamento quer por seu porte físico.

Foi a partir desta percepção que a Coudelaria Verde Prado encontrou, na linhagem Alter, o conjunto morfológico e de caráter ideais para dar seguimento à evolução do PSL.

Linhagem Alter

O chamado Cavalo Alter tem sua origem vinculada ao início da Coudelaria Alter-Real, fundada pelo Rei Dom João V, em 1748, com objetivo de preservar o patrimônio genético da raça lusitana, e a preparação de cavalos para integrarem a Escola Portuguesa de Arte Equestre

De sua criação até os dias atuais, não foram poucas as intempéries pelas quais passou a Coudelaria Alter. E a cada novo obstáculo ultrapassado, novamente um grupo de éguas e garanhões era selecionado para dar seguimento ao projeto de um cavalo ideal para o esporte.

Pode-se afirmar que os cavalos Alter possuem características físicas diferenciadas e que contribuíram de forma decisiva para a evolução do PSL moderno.

  • são cavalos maiores e mais fortes do que os das linhagens Veiga/Andrade
  • apresentam um físico mais potente e mais apto ao esporte
  • cabeças menos ´típicas/aveigadas´
  • sempre castanhos em várias tonalidades

Opção pela linhagem Alter

Os primeiros AR

A opção pela funcional e nobre linhagem de Alter Real, foi levada a cabo com a importação da égua Bióloga AR, que trouxe em seu pedigree Hircino AR (também pai do Viheste AR), Xaquiro, Vidago e Batial, que também é o pai do Rubi AR, o cavalo nº 1 de Adestramento em Portugal. 

Bióloga AR veio cheia de Jacaré II AR e produziu Gajão VP, nosso primeiro VP com linhagem 100% AR.

E com esse ânimo renovado, e novos caminhos a trilhar, que a Coudelaria Verde Prado dá início a uma nova fase de sua história, investindo no aprimoramento genético e em tecnologia de ponta para poder expandir a presença desta genética de qualidade superior na produção de cavalos PSL no Brasil.


Produtos

  • Tragao VP - Dragão SA x Nélia do Top:
    Primeiro produto VP, exportado para Portugal
  • Unicola VP - Nicola MAC x Quitadora Interagro:
    Campeão de Equitação de Trabalho
  • Viçoso VP - Donaire OI x Quica HI:
    exportado para EUA
  • Xalaça VP -
  • Alabastro VP - Quartzo x.: exportado para EUA
  • Bailador VP - Pensamento dos Filhos do Vento x Raposa
  • Barão VP
  • Cristiano Ronaldo VP - Sol VO x
  • Dinastia VP
  • Duquesa VP
  • Estoril VP
  • Fadista VP
  • Gajão VP - Jacaré II AR x Bióloga AR:
    primeiro Alter Real puro nascido no Brasil, montada na propriedade e aprovado garanhão
  • Gingão-Bel VP
  • Gentil VP
  • Honrado VP : Rubi AR x Vanilla Comando SN:
    primeiro filho de Rubi nascido no Brasil
  • Iria VP - Rubi AR x Bióloga AR:
    primeira Alter Real pura nascida no Brasil
  • Marialva VP - Almansor da Broa x Bióloga AR
  • Nobiliárquico VP - Viheste AR x Haste VO
  • O Dom Pedro VP - Viheste AR x Bióloga AR
  • Pataca VP - Gajão VP x Haste VO
  • Portucale VP - Udine Interagro x Iria VP




Compartilhe