1820c
- Cartas de D. Manuel de Portugal e Castro - 3
S.ta Cruz, 1820 11 Out.°
Obeservasoens q. se devm p.r em pratica p.a se apurarem as rasas das Caudellarias do Brazil, tanto no Continente do Rio Grande, como em Minas, e nas mais Capitanias, dadas pelo Alveitar das R.s Cav.as de S. M. Fq. R.o G.de Alveitar do seu R.l Ex.to Fran.co Leandro Cardozo; 11 de 8br.° de 1820.
Os Persas são os 1°s mestres de Caudellarias, e estes há dez Seculos, ou onze q. sempre tem tido, e ampeliado as suas Caudellarias, até q. chegarão ao Auge da perfeissão de hum Cav.° perfeito, depois os Espanhoes há pouco mais de dois Seculos, depois os Alemaens há hum Seculo, nos em Purtugal do Sn.r Rey D. Joze de Glorioza Mimoria, mas as nosas rasas de Cav.os são bastardas p.r q. nunca mais, se alguma rasa destas izistia logo se daneficou, e ficarão rasas Ordinarias, os Francezes tem gastado grandes sommas, mas com o Theatro da Guerra perderanas; os Inglezes tem aberto os seus thezoros p.a as apurarem, mas nós com o Lucal deste vasto Paiz temperado, e diferentes Capitania com
Atumusferas, com boas Auguas, com bons Pastos, e estes montanhozos, p.a as Criaçoens dos Poldros, com terra plenos p.a os Nascim.tos, não sei qual é a razão porq. se não tem feito, Caudellarias p.r tres formas, a 1ª Silvestre em departamentos, a 2ª convenção com os Lavradores, e a 3ª como fazem os Persas q. estas suas as Caudellarias debaixo de principios.
Eu não sei como me não tem aproveitado há 12 a.s q. S. M. está aqui, aonde se achará tão sedo outro Portugues tão Amigo de seu Amo q. o tem servido melhor do q. a D.S; em q.to eu sou vivo, não pudia ir em Sinar a Minas o Verdadeiro methodo da Caudellaria, de pois a S. Paulo, de pois ao Rio grande, e consta pelo hum Grande Actor Alemão Justino q. aonde achou milhor Rasa de Cav.os Persas em todo o Brazil, foi no gram Pará, S. M. não tem uma Fazenda em S. Cruz, não tem (segd.o me dizem) Outra em Minas a Jaguara, e outras muitas, como se podem apurar as Caudellarias sem haver hum Veterinario Anathomico, he impossivel, sem este ter Autorid.e, e forsa p.a Este escolher as Eugoas, à porporção dos Cav.os Pays, os q. estes tem m.ta diferensa no tratam.to todo em geral, do que aquelles q. são p.a andarem de Cavallaria; Há tão bem duas qualid.es de Rasas de Cav.os p.a lançam.to, huns são p.a Carruagens, outros são p.a Cavallaria, isto he nesesario conhecer Anathomia, Rasa de Cav.os, Rasa de Eugoas, Pastos, e Ares, he nesesario Observar o lançam.to do 1° a.o saber Emendar, he nesesario saber conhecer as Mulestias q. vem em tenrra id.e q. vem aos Potros, se he cauzada, pela Eugoa, ou pelo Cav.o Pay, ou pelo Sitio aonde nasem, tudo isto eu sei, mas como puderei mustrar vendo-me tão desgraçado, tão desprezado, e intitulado p.r tolo; Olhando eu p.a mim e vendo q. em mim não há vicio algum de q. se posa acumular, dizem p.r q. eu devo varias dividas, Sinal de ser Criado Honrrado q. serve há mais de trinta e sinco a.s, e tenho Portaria de Alveitar desde o ultimo a.o do Reinado do S.r D. Joze, eu lembro-me q. pudia ainda ser m.to util em a fazenda de S.ta Cruz, q.do me não quizerem aproveitar nas outras Capitanias, porq. em S.Cruz ficava governando as Caudellarias, curava lá mesmo os Cav.os de Lisboa q. não há já hum são, Curava os Cavallos de Picaria, as Eugoas, curava os Viados, o gado Vacum, e isto somente com o Ordenado da Caza Rial aquelle q. S.M. quizer darme, Rasão p.a mim e minha familia, e caza p.a Habitação, nem mais Quenomico, nem com todos estes perdicados não se acha outro, pois tudo q.to digo faso; Os Cav.os da Caza R.l sejão os de Lisboa, ou picaria, nunca já mais se puderão Curar, se não em a fazenda de S. Cruz, e em huma Cavelharice q. eu arranjar, o modo, e a vista, e o q. eu digo puros em pratica, e q.do estiverem os Cav.os da Caza R.l duentes vão p.a lá dahi a hum m.s estão Sãos, e aqui nunca, preenchem lugares, e nunca estão Sãos, Morrem, e perdese o d.ro q. custarão, e o seu Valor.
As Rasas de Minas, acabarão-se, as do Rio Grande não as há, porq. são Silvestres, mas erão nesesario q. q.do as quizesem fazer Silvestres fosem de baixo de principios, mas desculpo p.r q. não sabem, as Rsas de Lisboa já estão m.to damneficadas, pois há 30 a.s aparecião Cavallos q. eu vi no Picadeiro do Ex.mo S.r Marquez de Marialva Avou como não vejo agora.
Eu lembro como Criado Amigo de S.M., q.m perde, e tem perdido he meu Amo, e a Nação sempre está mal servida, e D.s nos livre q. seja precizo p.r se em Campo 1 Ex.to de Cavallaria, p.r q. não os há, e os q. há são como já dise.
Eu não sei como os Lavradores deste Paiz não fazem Calculo sobre os grandes intereses q. tirarião de fazerem nas suas fazendas hum Establecim.to de Caudellaria, e tirarião mais nas Vendas dos bons Cav.os, do q. tirão em Asucar, e Aguad.te, mas desculpo-os p.r q. ignorão, e não conhesem.
Deos Guarde a V.Ex.a. Villa Rica 14 de Outubro de 1820.
Il.mo Ex.mo Snr Conde dos Arcos
D. Manoel de Portugal e Castro